quarta-feira, outubro 11, 2006

Hemofilia

Hemofilia

O que é e as suas causas:

A hemofilia é uma anormalidade nos factores de coagulação do sangue, quando um dos 14 factores não trabalha correctamente, o que impede a coagulação ocorrendo hemorragias.
As dificuldades na coagulação são devidas à ausência hereditária de determinados factores sanguíneos, indispensáveis à produção da enzima tromboquinase, que é fundamental ao processo de coagulação.
A hemofilia é uma doença de consideração, devido ao fato que as hemorragias não só podem ser externas como também podem desenvolver-se nas articulações e nos músculos, desencadeando outras doenças como a artrite.

Existem três tipos mais comuns de hemofilia que são:

Hemofilia A
É conhecida também como hemofilia clássica e se caracteriza pela ausência do factor VIII da coagulação ou globulina anti-hemofílica.
Hemofilia B
É também conhecida como doença de Christmas e se caracteriza pela ausência do factor hemofílico B ou factor IX.
Hemofilia C
Este tipo de hemofilia é determinado por gene autosômico dominante não relacionado com o sexo e caracteriza-se pela ausência de um factor denominado PTA. As hemofilias A e B agem como caracteres recessivos ligados ao sexo. Usa-se H para representar o gene para a normalidade, e o h para representar o gene recessivo que determina os casos de hemofilia.


A sua incidência:

A incidência desta doença, na maioria dos casos tem como antecedentes, familiares em linha genealógica direta que sofreram da mesma. A forma de transmissão é de mãe para filho, as mulheres são portadoras e os homens – quase na sua totalidade - sofrem da doença.Por sua vez, os homens hemofílicos, a transferem para suas filhas exclusivamente (que podem ignorar que são portadoras). Elas, ao serem portadoras, podem transmitir a 50% de seus descendentes.

Consequências:

A situação é tão grave, que uma hemorragia no cérebro, geralmente, é mortal.


Tratamento

Inicialmente, a hemofilia era tratada com transfusões de sangue completa.Nos últimos trinta anos têm-se desenvolvido métodos para extrair e utilizar somente os factores deficientes da coagulação dos concentrados de plasma. Recentes avanços tecnológicos em engenharia genética estão introduzindo concentrados produzidos por tecnologias recombinantes, os quais não são derivados do plasma.O tratamento da hemofilia é um procedimento eficaz com base na administração contínua dos factores deficitários da coagulação, com o objectivo de alcançar bons níveis que evitem as hemorragias.
Cão com hemofilia a
Fontes:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3619&ReturnCatID=1798

http://www.seleccionesveterinarias.com/images/art74f6.jpg

4 Comments:

At 4:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gstei d sabr ixo!!!

ctinua

 
At 4:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isto sim...sao coisas que toda a gente devia sabr...não é essa porcaria que anda pela net...

Continue com os seus post muito educativos.

Obrigado por me informar...serei-lhe eternamete grato!

 
At 4:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desculpe no meu ultimo comentario devido talvex à minha excitação por tao util materia enganei-me a escrever algumas palavras. Vou entao corrigi-las agora para ninguem pensar que eu sou um leigo. Então "sabr" é saber e "eternamete" é eternamente.

Um respeitoso abraço deste seu fiel leitor ansioso por informação,

Amadeu Bartolomeu

 
At 4:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez peço desculpas no meu post de desculpas esqueci-me de alguns acentos e enganei-me a escrever talvez ("talvex").

Estou muito envergonhado pelo meu comportamento, mas a informação que absorvi através do seu blog deslumbrou-me e deixou-me fora de mim.

Respeituosamente,
Amadeu Bartolomeu

 

Enviar um comentário

<< Home