sexta-feira, junho 01, 2007

A Energia em Portugal


A energia proporciona-nos serviços que estão presentes no dia a dia de todos nós, seja nas actividades sociais e de lazer em que nos envolvemos seja nas actividade económicas em que se baseia a nossa sociedade. Deste modo, a energia é um dos importantes instrumentos de que nos podemos socorrer para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e assegurar a competitividade das economias. Utilizando-se a energia de recursos finitos, é indispensável assumir uma gestão cuidadosa desses recursos e garantir uma maior eficiência na forma como a comsumimos, procurando salvaguardar um desenvolvimento sustentado e uma adequada protecção do ambiente.

Energias Alternativas - Defesa do Ambiente em Portugal

O que são energias renováveis?
Energias renováveis são todas aquelas que servem como alternativa à combustão de resíduos fósseis e que constituem uma fonte de energia inesgotável.

Em Portugal, estas energias não são ainda bem aproveitadas e embora o nosso país tenha um enorme potencial em termos de energias renováveis, continua a importar combustíveis fósseis em grandes quantidades (71% de petróleo e 19% de carvão). Portugal torna-se assim muito dependente da importação externa de energia. As importações de combustíveis fósseis – petróleo e carvão – representam um encargo anual de cerca de 400 – 500 milhões de contos, para além de trazer muitos problemas ambientais. É por isso importante tirar partido da vantagem que Portugal tem em energias, como a hidráulica, eólica, solar, biomassa e geotérmica.

Consumos Energéticos – ENERGIAS ALTERNATIVAS Valor
Mini hídricas 6%
Eólica 3%
Solar 48%
Biogás, Biomassa e Resíduos Florestais 28%
Restantes (Biodiesel e Etanol, Incineração, Geotérmica e ondas) 15%