sexta-feira, junho 01, 2007

aula de campo

ocupação antrópica e risco geológico

Esta aula de campo teve por objectivo fazer com que os alunos fossem capazes de analisar situações e problemas relacionados com aspectos de ordenamento do território e de risco geológico, capazes de identificar elementos constitutivos da situação e do problema, capazes de reconhecer as contribuições da geologia nas áreas da prevenção de riscos geológicos, ordenamento do território, gestão de recursos ambientais e de educação ambiental e que fossem capazes de assumir opiniões suportadas por uma consciência ambiental com bases cientificas e assumir atitudes de defesa do património geológico.

Roteiro:

-Fafe - partida 7:15min
-Arcos de Valdevez - chegada 8:30min
-Frades - chegada 10:05min
-Serra d’Arga (minas de Valdarcas) - chegada 14:40min
-Ribeira das pombas
-Ofir - chegada 17:20min
-Apúlia - chegada 17:55min


Arcos de Valdevez






Em Arcos de Valdevez observamos o rio Vez!

No rio Vez o leito de estiagem localiza-se no lado direito.

Visualizamos o leito do rio!

O leito do rio é o espaço que pode ser ocupado pelas águas, sendo possível distinguir o leito aparente, do leito maior e do leito menor.



Conseguimos visualizar o leito de inundação.
O Leito de inundação é o espaço do vale que é inundável em épocas de cheias. Uma inundação ocorre quando o nível das águas ultrapassa os limites do leito aparente, submergindo a área circundante (planície de inundação).
Devidas as cheias, as margens do rio Vez encontram-se degradadas.


Conseguimos também visualizar o leito de estiagem. Leito de estiagem corresponde á zona ocupada por uma quantidade menor de água, como acontece, por exemplo no verão.