sexta-feira, junho 01, 2007

aula de campo






ocupação antrópica e risco geológico


Serra d’Arga (Minas de Valdaras)




Escombreiras das minas de Vale D’Argas

As minas de vale D’Argas são minas onde se explorou o bulframio, o sulfureto e acitrites. A lavra (exploração) parou acerca de 30anos.

Como funciona a escobreira?



Retira-se a rocha. Da rocha separa-se o que interessa do que não interessa (ganga), ganga esta que é posteriormente depositada na escombreira.

As ruínas que observamos

Chama-se lavandaria (imagem).
A lavandaria é onde separam a ganga do minério.

Como o sulfato é muito explorado, a escombreira tem muito enxofre (por isso a sua aparência amarelada) que reage com o oxigénio formando oxido de enxofre que por sua vez reage com a água formando ácido sulfúrico que pode apresentar pH na casa dos 2.0, ou seja, é acido sulfúrico quase puro, mas devido as chuvas ocorridas nos últimos tempos este já não se encontra tão saturado.
Este ácido sulfúrico polui os rios e os campos, é por isso que os rios cujo ácido vai afluir são “mortos” (não têm peixes, e têm vegetação reduzida).
A vegetação na escombreira é inexistente durante a lavra, mas como esta já não funciona e como já foram plantadas recentemente alguns pinheiros já é possível a observação de pouca vegetação.

Redes metálicas




O homem utiliza estas redes, principalmente quando ocorrem dias de grande precipitação, e como as águas das chuvas transporta enxofre da para o Rio Coura acabando-o por poluir. Assim, ao utilizarem estas redes não deixando os sedimentos de enxofre e passar apenas a água.