A anorexia tambem afecta os rapazes!
Querem emagrecer para ganhar músculos, mas arriscam a vida ao recusarem comer. A anorexia, distúrbio alimentar cuja perda excessiva de peso acompanha mudanças de comportamento, é uma doença rara, que embora seja mais vísivel nas raparigas, também afecta rapazes.
Com 16 anos, Francisco (nome fictício) perdeu mais de 40 quilos em poucos meses. Aluno brilhante, empenhava-se em obter as médias desejáveis para entra em curso de medicina, até que a ansiedade de querer alcançar as metas ambicionadas e o medo de ficar gordo o levaram a tornar-se mais agressivo, a isolar-se dos amigos e da familia, mas tambem a reduzir a comida no prato, que esfarelava para parecer muita. Cada vez mais magro, Francisco começa a ter dificuldades em andar, calçãr os tênis, abrir um cómoda ou a apertar o fecho das calças, até que com 1,80 metros e 39quilos, corre o risco de vida e é internado, por sua iniciativa, num hospital do Porto. Felizmente sobrevive, mas hoje, passado quatro anos, o pesadelo ainda persiste. o jovem, estudante de Medecina Veterinária, vomita propositadamente tudo o que come e tem pouco peso, ou seja, além de anorético, agora também é bulímico, uma consequência natural quando há desregulação do apetite. Vulgarmente associada ao mundo da moda, que recentemente captou as atenções dos media com a morte de três manequins brasileiras, a anorexia nervosa é uma doença do foro psiquiátrico que se segue por comportamentoa e alterações repentinas de gumor, que vão para além dos padrões de beleza. "Um anorético não tem ausência de apetite, controla a vontade de comer por medo de engordar".
Importa salientar, que entre os rapazes e as raparigas anoréticos não existem diferenças abissais, a não ser o número de casos diagnosticados, sendo a taxa de precalência da doença é de um rapaz para cada nove ou dez raparigas. Nas raparigas, a escalada vertiginosa da perda de peso, que as leva a ficar sem menstruação ao fim de três meses, tem motivações estéticas mais acentuadas. Já nos rapazes, além da impotência sexual, é mais "vísivel" a corrida louca aos ginásios para ganharem músculos e queimarem gorduras que não têm.
Fontes: Texto elaborado por Alba com imformações de vários jornais e várias. revistas
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home