sábado, janeiro 06, 2007

A teoria de Lamarck

A teoria de Lamarck
Foi no seu livro Philosophie zoologique (1809), que Lamarck expôs pela primeira vez a teoria da evolução e propondo um sistema natural de classificação baseada na anatomia comparada e na filogenia do grupo tratado, contrariando o princípio da fixidez das espécies, segundo ele, oprincipio evolutivo estaria baseado em duas leis fundamentais:
  • Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
  • Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.

Utilizou vários exemplos para explicar a sua teoria.

Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esse esforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as actuais aves pernaltas. A obra encontrou forte oposição nos meios conservadores, principalmente dos ditadores da ciência francesa da época, Georges Cuvier e Georges de Buffon, e ele caiu no ostracismo. A base de sua argumentação foi a suposição de que as modificações somáticas (que não distinguia das genéticas) de um organismo seriam hereditárias sua teoria não é aceita actualmente, pois suas ideias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias. Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram as informações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias.

Fontes: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JeanBaPi.html