sábado, janeiro 06, 2007

Charles Darwin

Charles Darwin
Darwin era naturalista inglês nascido em Shrewsbury, Shropshire, no Reino Unido, que lançou as bases do evolucionismo, ou seja, as ideias gerais da teoria da evolução das espécies.
Filho de um hábil médico de Shrewsburg, Robert Waring Darwin, e neto de Erasmus Darwin, que tinha ideias de evolução e de Josiah Wedgood, o ceramista de Etrúria. Entrou na faculdade de medicina (1825), na Universidade de Edimburgo, interessando-se, particularmente, por história natural. Logo abandonou os estudos por não suportar as decisão, e foi, então, mandado pelo pai para Cambridge, matriculou-se a seguir no Christ's College, para estudar teologia, onde também não mostrou entusiasmo, porém se interessou pelas ciências naturais. O seu interesse particular em botânica levou-o a fazer amizades com cientistas conceituados no assunto como o professor e botânico John Stevens Henslow, que o aconselhou a aperfeiçoar os seus conhecimentos em história natural, e tambem fez com que fosse convidado a participar, como naturalista, de uma volta ao mundo no navio Beagle, promovida pela marinha inglesa (1831). A expedição do Beagle que deixou Davenport (1831)tinha o objetivo de aperfeiçoar e completar dados cartográficos. Passou pelo arquipélago de Cabo Verde e chegou às costas do Brasil, aportando na Bahia e depois no Rio de Janeiro, onde o jovem naturalista fez algumas incursões pelo interior. Depois seguiu para a Patagônia, as ilhas Malvinas e a Terra do Fogo, as ilhas Galápagos, a Nova Zelândia, a Austrália, a Tasmânia, as Maldivas, toda a costa ocidental da América do Sul, do Chile ao Peru, bem como as ilhas Keeling, Maurício e Santa Helena, desembarcando, finalmente, em Falmouth (1836). Esta peregrinação de cerca de cinco anos, onde colecionou fósseis e observou inúmeras espécies vegetais e animais, além de assistir a fenómenos geológicos como erupções vulcânicas e terramotos, contribuiu para fundamentar sua teoria da evolução e rendeu a publicação Journal of Researches into the Geology and Natural History of the Various Countries Visited by H.M.S. Beagle, 1832-1836 (1939), onde resumiu as descobertas que fez na viagem. Também no mesmo ano (1839), casou-se com uma prima, Emma Wedgwood e, após um curto período em Londres, o casal passou a viver em Down, no condado de Kent, devido aos seus problemas de saúde, onde morreu de um ataque cardíaco, provavelmente acometido da ainda desconhecida doença de Chagas, adquirida durante sua viagem, e foi enterrado na abadia de Westminster, por solicitação expressa do Parlamento britânico. Inicialmente revelou sua teoria evolucionista apenas a um restrito número de amigos, até que, animado por uma carta (1858) na qual o naturalista britânico Alfred Russell Wallace lhe anunciava um trabalho com conclusões semelhantes, começou a escrever e, no ano seguinte, lançou seu histórico livro On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or the Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life (1859), formulando os princípios do evolucionismo e da seleção natural.
Os seus livros abriram profundas polêmicas, principalmente com a Igreja, pois a evolução orgânica negava a história da criação descrita no livro do Gênesis. Também enfrentou o protesto de conservadores que recusavam admitir que a espécie humana tivesse ascendentes animais. A sua teoria, porém, teve apoio de ilustres cientistas da época como o geólogo escocês Charles Lyell, o naturalista e amigo Alfred Russel Wallace, o botânico Joseph Dalton Hooker e o anatomista, antropólogo, biólogo e naturalista Thomas Henry Huxley. Seguiram-se a publicação de mais três livros onde aprofundou as explicações sobre a teoria da selecção natural. Seus contestadores mais notáveis foram o paleontólogo suíço, Louis Agassiz, e o físico irlandês Lord Kelvin. Outro importante livro seu foi A descendência do homem (1871). Actualmente, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética ás ideias essenciais do célebre naturalista inglês sobre selecção natural.
Fontes: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/CharRoDa.html